07/09/2015

Jardim e Horta Vertical

Oiie deixa eu te contar, uma vez moramos numa casa onde tinha um pátio enorme, com muita vegetação, árvores frutíferas, espaço pra correr e brincar de chuta-lata (tempo bom). Eu amava aquela casa, não por causa dos ambientes dela (que por sinal nem lembro como era) mas pelo seu extenso pátio. Hoje quem mora numa dessas é milionário, digo pela qualidade de vida que tem/terá em poder colocar os pés na 'terra/grama'. Já parou para analisar no modo em que estamos vivendo? Digo as moradias, estão cada vez menores, apartamentos sempre bem planejados para não perder um sequer m² e multiplica-los em muitos andares entulhando de pessoinhas (kkk) num edifício. Claro que tem quem prefira/goste de apartamento, sim ele tem seus benefícios. E o post hoje será justamente para você que prefere morar neles ou pra quem não tem outra opção, e quer deixa-lo mais aconchegante, trazendo um pouco de ar puro (plantas dilíça kk) ou até mesmo aqueles ingredientes essenciais para um delicioso prato na cozinha.
Em Tóquio, Edifício Vent Vert

Além de ser uma boa forma de combater ao aquecimento global, o jardim vertical nos dá um ótimo efeito visual tanto numa parede externa do prédio (acima), como num painel interno participando juntamente com os móveis do ambiente. Como o ar, ultimamente, está demasiadamente seco, a melhora será grande com a instalação de um jardim vertical. Outra vantagem é o cultivo de hortaliças para consumo próprio tais como manjericão, hortelã, alecrim, sálvia, alface, cebolinha, salsinha, etc. No jardim vertical temos uma variedade de plantas, mas sempre lembrando de optar por raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari-roxo (tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens), russélias, clorofitos, samambaias, columeias, bromélias, hera (Hedera helix), etc.






Existe algumas formas fazer este item de desejo, pallet (muitas formas), blocos cerâmicos ou até de concretos produzidos especialmente para isto, tubos de PVC ou PET pendurados por cabos de aço, treliças (madeira/ferro) com vasinhos afixados diretamente na parede ou somente os vasos (pendurados no teto/fixos na parede), etc. Hoje vou mostrar algumas formas para fazer o jardim/horta com o pallet, na maioria deles vai precisar dos seguintes itens:
  • palete (obviamente kk)
  • tinta de sua preferencia ou somente um verniz
  • substrato para plantas
  • plantas/hortaliças adequadas para este uso
  • tela/manta de jardinagem
  • lixadeira ou só a lixa manual e dale força.
  • vasos, pregos, martelo, grampeador de tapeceiro, abraçadeiras, parafusadeira, e etc.
Estes itens variam dependendo de qual forma você escolheu fazer, por exemplo a forma a seguir:

  1. Com vasos, é uma das mais simples, pode deixar o palete somente apoiado em alguma parede ou fixado na altura desejada. Com vasos presos por abraçadeiras ou pregos/parafusos.




 ou ainda com a reutilização de PET para substituir os vasos.
2. Somente o pallet, preenchido internamente por substrato para plantas e isolado com a tela/manta de jardinagem ao fundo e nas laterais fechar com a própria madeira. Depois disso encha de plantinhas.

3. Usando o outro lado dos paletes, nos anteriores mostrei utilizando a frente do palete, nesse se usaria o lado posterior com o fechamento de madeira. Nesses tem que fazer o acabamento para colocar as plantas ou os vasos como na segunda imagem.




Para que seu jardim continue lindo é importante tomar certo cuidado ao fazer manutenção do jardim. Como na irrigação e drenagem, sempre verificar colocando o dedo no solo para ver se não está encharcado ou muito seco.

Obrigada pela atenção, espero ter lhe ajudado em algo, qualquer sugestão escreve nos comentários.

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário