10/08/2015

O que é Guarda-roupa Funcional/Capsula

Você com certeza, algum dia, já abriu seu guarda-roupa para se arrumar e chegou a conclusão que não tinha nada para vestir, mesmo com o armário abarrotado de roupas, e acabou pegando peças que você sempre usa. Por isso você precisa conhecer o que é Guarda-roupa Funcional/Capsula.

O Guarda-roupa Capsula constitui da seguinte forma,você irá se desapegar das suas roupas e ficar somente com aquelas que você mais ama e usa, dando preferência a roupas versáteis e que se combinem entre si. Você irá separar suas roupas por estação, a cada estação você deve separar 37 peças para usar durante os três meses daquela estação, nessas 37 peças devem estar: blusas, calças, casacos, vestidos e sapatos, não são incluídos pijamas, roupas de usar em casa (isso inclui aquelas de pintar cabelo e fazer DIY haha), de academia, roupa íntima, de banho, bolsas e acessórios. O que não for pertinente aquela estação você guarda em uma mala ou caixa. Quando acabar a estação (ou um pouco antes) você pegará as peças da próxima estação e assim por diante. Você não pode comprar peças novas durante a estação, apenas se precisar substituir alguma peça (por outra semelhante) por questão de defeito. O dinheiro que você guardar durante a estação atual pode ser utilizado para comprar alguma peça para a nova estação (sem aumentar o número de 37 peças no total). Antes de iniciar esse "projeto/estilo de vida" você pode comprar peças que são essenciais e você não tem (como um casaco grosso para o inverno, uma calça jeans coringa e etc). As peças não precisam ser minimalistas, devem seguir o seu estilo e estilo de vida. Esse modelo de Guarda-roupa capsula é da Caroline do Unfancy, então se quiser ver mais sobre, aqui.
Imagem: Unfancy

Essas seriam basicamente as "regras" do Armário Capsula, que se aplica perfeitamente para quem mora na Europa por exemplo haha. Mas para nós brasileiros fica um pouco difícil separar peças por estação, até porque estamos no inverno e eu de vez em quando uso shorts, vestidos e manga curta, e olha que eu moro no Sul, onde costuma ser mais frio. Então o que eu propus para minha vida e quero compartilhar/ajudar vocês é na verdade ter um guarda-roupa funcional, ou seja, só vão estar no seu guarda-roupa peças que você possa fazer, pelo menos, mais de duas combinações e peças que você goste muito e use de verdade, procurar comprar roupas mais versáteis e de qualidade (lembra do Slow Fashion) e quando comprar alguma peça deixar que outra saia do seu guarda-roupa (não comprar mais cabides hehe), não terá um número exato de peças, desde que você use todas elas.

Eu decidi fazer isso porque, mesmo gostando muito de moda, acho que escolher um look não deve tomar tanto tempo assim da nossa vida, não devemos ser tão escravos assim de tendências fast-fashion que só abarrotam ainda mais de inutilidade o nosso guarda-roupa, para economizar dinheiro e também porque quero uma vida mais simples para curtir mais o resto. A não ser que você seja muito decidida e não tenha apego emocional a suas roupas (que não é o meu caso hahaha), o ideal é fazer isso aos pouco, um passo por vez (até pra não se arrepender e depois gastar mais dinheiro para comprar roupas novas).
Então vamos dar as mãos e fazer isso juntas? haha

Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário