31/07/2015

Jully Feltz / Madero Container

Oiie, aqui é a Jully Anny Feltz, mana gêmea mais velha da Carol. Aqui tem mais um pouco sobre mim. Farei posts semanais sobre arquitetura, interiores e urbanismo. Espero poder ajudar vocês com inspirações e se precisar até mesmo projetos pessoais, que tal?.
Então hoje vou falar um pouco sobre uma pequena ida a Curitiba/PR que fiz no início deste mês, juntamente com as meninas do Escritório Negri (parceiro do blog). Fomos para visitar a CasaCor 2015, que por sinal estava muito interessante, mas também para passear na capital - detalhe que eu ainda não conhecia a cidade - e conhecer alguns dos pontos turísticos. 

MON - Museu Oscar Niemeyer
Jardim Botânico

Num próximo post vou comentar sobre a CasaCor, porque hoje vou escrever sobre uma obra que encontramos no caminho para Curitiba, o Madero Container. O que nos chamou a atenção para ele, como já devem ter percebido no nome, é que ele é em containers.

O Madero é uma rede de restaurantes/lanchonete, pois além da comida servida em restaurante servem lanches, tendo como diz o Chef Junior Durski "o melhor hamburguer do mundo, O Cheeseburguer". O Madero Contaier foi inaugurado em Março de 2014, não só em Campo Largo (onde passamos) mas em outros lugares também. Projeto assinado pela Arquiteta Ketlhen Ribas Durski (esposa do Chef), nele ela tentou inovar mas não fugindo da identidade do Madero, como por exemplo na cor das paredes e na madeira. Com toda a parte elétrica em eletrocalhas, dutos de iluminação e luminárias aparentes.
Os containers estão sendo cada vez mais utilizado em obras, tanto comerciais como em lojas, escritórios e restaurantes, como no residencial. Se diz ser uma forma de construção sustentável, como também se diz não ser. Pois a forma em que o container é feito, para que possa suportar todas as situações de carga, o transforma em um item nada contribuinte no meio ambiente, pelo contrário participa juntamente com aqueles que agride ao nosso planeta. Mas aí vem a parte "sustentável", depois de utilizados os containers são abandonados nas docas ocupando grandes espaços, pois se torna muito caro retornar a estrutura de aço para o país de fabricação, então ele é vendido a um preço razoável tendo uma nova utilização. Conforme pesquisas se economiza 30% comparado a construção tradicional.



Alguns itens que devemos ter cuidado ao reutilizarmos os containers é no processo de limpeza dos componentes químicos utilizado nas pinturas do próprio. Visitar os containers e ver exatamente o tamanho que precisa, o pé direito por exemplo. Ao instalarmos ele no terreno, devido o aço ser um condutor de calor, escolher a orientação ideal para se ter uma boa ventilação e insolação, cogitando os módulos. Na escolha de materiais apropriados para se afixar e que também contribuam para um conforto termo-acústico.

Mobiliário e iluminação

Para o Madero foram utilizados no total 7 Containers, sendo a base de 4 e no segundo piso 3 containers. Além dos containers tem uma área externa em deck, um charme. Achei ele inteiro um mimo hehehe, então esta é a dica visite um dos Madero Container, além de uma ótima comida o ambiente é muito aconchegante.


Obrigada pela atenção, espero ter lhe ajudado em algo, qualquer sugestão escreve nos comentários.

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário